Às minhas amadas esposa e filhas. Não há inspiração maior neste mundo.
Acreditamos no poder das palavras.
Frases simples podem inspirar e transformar a forma como vemos o mundo — é isso que nos move.
Nosso propósito é reunir em um só lugar frases, textos e ideias que atravessam o tempo, conectando cultura, filosofia e sabedoria em linguagem acessível e inspiradora.
Se você gosta de ler, refletir e “filosofar”, estamos aqui por você.
Virágom, inspiração que cria valor.
Virágom significa minha flor em húngaro, idioma que se conecta às minhas raízes.
Trata-se de uma palavra muito usada em canções folclóricas, poemas e expressões românticas, evocando beleza, delicadeza e conexão emocional, como uma flor na primavera.
É uma forma tradicional de expressar carinho, é como chamar a pessoa amada de flor do meu jardim.
Que o nosso conteúdo seja
mais uma flor do seu jardim.
Estamos online desde 1998.
Naquela época apresentávamos o nosso testemunho, mesmo baseado em experiências pessoais e sem provas conclusivas, de que a vida não termina com a morte.
Isso era feito por meio do nosso trabalho de psicografias, divulgado por um velho BBS(1), que depois migrou para a web quando a internet ainda engatinhava no Brasil.
Desta época, restaram como “arquivo-morto” o FreeNet BBS e o NetLuz.org, nosso velho site de psicografias.
Atualmente, uma coletânea com 100 das nossas psicografias está compilada no livro Vozes do Caminho, e todo o nosso catálogo de mais com 500 psicografias está disponível no site, que ainda guarda um pouco da aparência das antigas plataformas.
Em outras palavras, nossos temas sempre orbitaram entre o visível e o invisível, entre o que tocamos e o que apenas sentimos, e nos debates provocados pela interseção dessas duas dimensões.
Assim, o Virágom nasceu com o propósito de ser um sopro de renovação das nossas antigas ideias, fiel ao nosso objetivo de inspirar e transformar as vidas dos nossos leitores.
(1) BBS (Bulletin Board System) foi um sistema de computador que permitia que usuários se conectassem e interagissem uns com os outros, por meio de conexão discada (modem dial-up) e de interface de texto. Foi o precursor da Internet e muito popular nos anos 1980-1990. Funcionava de forma semelhante aos fóruns online modernos, permitindo postar e ler mensagens, compartilhar arquivos e participar de chats e jogos online.
O termo Virágom aparece no refrão de “Tavaszi Szél Vizet Áraszt“, algo como “O vento da primavera traz a água“, uma das canções folclóricas mais conhecidas da Hungria:
Tavaszi szél vizet áraszt,
O vento da primavera traz a água,
virágom, virágom,
minha flor, minha flor,
Minden madár társat választ,
Todo passarinho escolhe um par,
virágom, virágom.
minha flor, minha flor.
O conjunto húngaro Holdviola cantando Tavaszi Szél Vizet Áraszt (2015)