Independente de sua crença, você já deve ter ouvido falar em psicografias e canalizações, certo? À primeira vista, os termos parecem semelhantes, mas cada um deles descreve formas diferentes de contato e transmissão de mensagens de outras dimensões do nosso universo.
Psicografias
Psicografias, geralmente associadas ao espiritismo, são uma prática na qual um médium(1) é capaz de captar e transcrever mensagens recebidas de espíritos de pessoas que já estiveram encarnadas num corpo humano.
Assim, estas mensagens normalmente se originam da quarta dimensão, isto é, da esfera espiritual mais próxima da Terra. É neste ambiente, portanto, que o espírito humano permanece entre suas inúmeras vidas no planeta, até que tenha evoluído o bastante para ascender a dimensões superiores e finalmente se libertar da roda das encarnações.
Para que servem as psicografias
Com toda a certeza o propósito mais importante das psicografias é a elaboração de obras literárias, que trazem ensinamentos e orientações para a vida terrena e espiritual.
Outra nobre finalidade é estabelecer a comunicação pessoal entre entes queridos que se encontram temporariamente separados pelo véu da morte física, o que sem dúvida oferece consolo e esperança aos que ainda se encontram encarnados.
Além disso, inúmeros espíritos recém desencarnados não tem a exata dimensão do que aconteceu e nem de onde se encontram, porque trazem as mentes cristalizadas em crenças limitantes que desenvolveram em suas vidas pregressas. A percepção de que precisam se utilizar de alguém para redigir as mensagens que desejam transmitir acaba por acelerar o processo de tomarem ciência de sua nova condição.
Canalizações
A canalização tem um sentido mais amplo e aparece em diversas tradições espirituais e esotéricas.
O canalizador não necessariamente escreve: ele pode falar, sentir, desenhar ou simplesmente transmitir o que percebe ao se conectar a uma fonte interdimensional e/ou multidimensional.
Essa fonte, por sua vez, pode ser:
- O próprio Eu Superior do canalizador;
- Um ser que habita a partir da 4ª dimensão;
- Um ser ascencionado ou um ser de Luz;
- Um ser de outro planeta.
Diferença entre psicografia e canalização
Psicografia: sempre envolve escrita e está mais ligada à comunicação com espíritos desencarnados.
Canalização: é mais ampla, pode acontecer por diferentes meios e não se restringe apenas a espíritos, mas também a outras formas de consciência e energia.
Título do post: Imagem de freepik
(1) Médium: pessoa que desenvolveu as percepções psíquicas e extra-sensoriais naturais de qualquer ser humano a ponto de se tornar capaz de comunicar-se ou intermediar a comunicação entre o mundo material e o mundo espiritual.